Fiquei sabendo hoje, sem nenhum alarde, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Sim, para quem não sabe, hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Procurei imagens em alguns sites e textos que trouxessem mais do que informações sobre aquecimento global, desmatamentos e etc, mas que trouxessem uma reflexão a mais para nós, jovens cristãos, que somos o futuro do planeta. Qual foi a minha surpresa não achar absolutamente nada em nenhum site evangélico sobre o assunto.
Eu não sei escrever sermões, mas convido você para que pare um minuto e pense em como você tem tratado a criação de Deus. Às vezes nossos luxos e vaidades passam dos limites e pouco nos importamos com os desperdícios.
Romanos 8:19-23
- A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
- Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
- na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
- Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
- E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Provérbios 12:10:
"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel."
Pense na quantidade de energia que você consome
Lâmpadas
A utilização de lâmpadas fluorescentes compactadas, no lugar das incandescentes, pode representar uma economia de até 80% de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15 W (watts) corresponde a uma lâmpada normal de 60 W. Em média, as fluorescentes duram dez mil horas, enquanto uma lâmpada normal de 60 W, apenas mil horas.
Chuveiro elétrico (Potência média 4.500 W)
É o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, ele representa 30% da conta de consumo. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 W durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh.
Geladeira (Potência média de 300 W)
Uma geladeira com 200 W, se for utilizada pelo período de 300 horas/mês, gastará 60 kWh de energia. Veja algumas dicas para diminuir o gasto de energia deste eletrodoméstico:
- para gastar menos energia com o uso da geladeira, descongele-a regularmente. A crosta de gelo aumenta o consumo energético; Mantenha as borrachas de vedação da porta em bom estado.
- procure abrir a geladeira o menos possível. Guarde os alimentos de uma só vez. Se for preparar uma refeição, retire todos os ingredientes antes de começar a prepará-los;
- não coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira, para não exigir um esforço, maior que o habitual, do motor;
Televisor com monitor de tubo (potência média entre 80 e 100 W)
Uma televisão com monitor de tubo, de 20", com potência de 90 W, se ligada durante 90 horas por mês, utilizará 8,1 kWh. Os monitores LCD consomem menos energia: cerca de 55 W (aparelho de 20 polegadas). Uma televisão com esta potência, se utilizada durante 90 horas mensais, gastará cerca de 4,9 kWh.
Secador de cabelo (potência média de 1.000 W)
Embora o tamanho dos secadores de cabelo seja pequeno, seu consumo de energia elétrica é bastante elevado. Se for usado durante 15 horas por mês, um secador com potência de 1.000 W gastará 15 kWh.
Informações: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/06/05/ult4477u1710.jhtm
por Caroline Vasconcellos
0 comentários:
Postar um comentário